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Dúvidas Frequentes

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As tarifas que compõem o sistema urbano e distrital foram definidas com base na tarifa base do editá-las concorrência, ou seja, R$ 3,34 (arredondada pra R$ 3,35). Esta tarifa é aplicada às linhas urbanas do distrito sede (Ouro Preto), na linha urbana do distrito de Cachoeira do Campo e em todas as linhas distritais com distâncias até 19,99 km (ida e volta). Foram definidos 7 grupos tarifários de acordo com as distâncias das linhas e características do trajeto. Linhas que passam por estrada de terra, por exemplo, têm sua km aumentada em 50% no trecho de terra. Cada grupo tarifário tem um fator de multiplicação sobre o valor da tarifa base (R$ 3,34). Dessa forma, temos parâmetros mais justos para todo o sistema, ou seja, paga-se de acordo com a distância das linhas.

O consórcio Rota Real está promovendo a substituição da frota de veículos durante o período de implementação do novo sistema, visando adequar às exigências do edital. Visando proporcionar um impacto positivo no sistema, foram substituídos de forma imediata 22 veículos por veículos zero km, sendo 20 veículos distribuídos nas linhas urbanas no distrito sede e 2 veículos na linha distrital Ouro Preto x Cachoeira do Campo. Com isso, teremos uma melhoria considerável nos atendimentos, com a redução de ocorrências que impactam na pontualidade (quebras e trocas de veículos). Alem disso, todos os 22 veículos zero km são dotados de plataformas elevatórias, proporcionando acessibilidade aos cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Toda a frota de veículos será adequada visando atender os limites de idade estabelecidos pelo edital, e essa adequação ocorrerá gradativamente nos próximos 8 meses. Durante esse período, alguns veículos permanecerão com a identidade visual anterior, sendo identificados através de adesivos nas laterais dianteiras, com a marca do Consórcio Rota Real.

O Consórcio Rota Real tem um prazo de até 240 dias (8 meses) para efetivar as alterações nas linhas e trajetos, com base no projeto proposto pelo edital. Todas as mudanças visam modernizar o sistema de transporte na sede e distritos, proporcionando maior agilidade nas viagens, além de mais opções de destinos, através da integração temporal das linhas. Durante os primeiros meses de operação, as linhas e trajetos permanecerão os mesmos, e todas as alterações que ocorrerem posteriormente no sistema serão amplamente divulgadas com antecedência aos usuários.

Com a integração temporal funcionando nas linhas urbanas, o usuário poderá utilizar mais de uma linha para chegar ao seu destino, pagando apenas uma passagem. O mesmo ocorrerá com as linhas distritais, porém, na integração será cobrado 50% do valor da tarifa da segunda linha.

Os vales-transporte em papel serão aceitos por um tempo determinado, podendo ser trocados por créditos eletrônicos. Ao realizar a troca, o usuário receberá o cartão sem custo adicional com os créditos correspondentes ao valor total dos vales. Isso permitirá maior agilidade nas viagens, além da comodidade aos usuários.

Além de todo sistema de monitoramento em tempo real, através da telemetria, e rastreamento, os usuários contarão com um aplicativo para acompanhar em tempo real o tempo previsto de chegada do seu ônibus no ponto, além de ter acesso às informações de  todas as linhas e horários, de maneira fácil e intuitiva.

Por enquanto, os números de telefones das operadoras anteriores serão mantidos. Dentro de alguns dias, será criada uma central de atendimento, com um novo número, que será amplamente divulgado aos usuários. Além disso, o Consórcio Rota Real contará com outros canais de comunicação com seus usuários, facilitando assim a interação entre os usuários e o Consórcio Rota Real.

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